Esta página foi concebida para fornecer informações genéricas sobre uma categoria específica. Para obter informações relativas a produtos individuais, use o botão de ajuda () , no lado direito do configurador.

Motherboard
A motherboard (placa mãe), tal como o seu nome sugere, é o componente principal num computador. Quase todos os componentes num computador vão ligar-se à motherboard. É por isso importante garantir que o seu computador tem uma
motherboard
poderosa e de confiança.
Os nossos computadores usam sempre motherboards de marcas líder como a ASUS ou Gigabyte. As motherboards têm várias funcionalidades já incorporadas, incluindo ranhuras periféricas para placas, encaixe para o CPU, ranhuras de expansão e mais. Incluímos algumas definições de partes individuais da motherboard para o/a ajudar pelo caminho:

PORTAS PCI

As motherboards têm um determinado número de portas PCI (Peripheral Component Interconnect - Interconector de Componentes Periféricos). Pode ligar coisas como placas de rede/rede sem fios, placas USB, placas de som, etc. a estas portas.

PORTAS PCI EXPRESS

As motherboards têm um determinado número de portas PCI (Peripheral Component Interconnect - Interconector de Componentes Periféricos) Express. Pode ligar dispositivos PCI-E como placas gráficas, placas de rede/rede sem fios, placas USB, e placas de streaming a portas PCI Express.

PORTAS USB

Portas USB (Universal Serial Bus - Porta Serial Universal) permitem-lhe conectar, com facilidade, periféricos tais como impressoras, scanners, webcams, modems a cabo, telemóveis, discos rígidos portáteis e muito mais ao seu computador. É por isso recomendado ter um elevado número de portas USB para conexões futuras.

SERIAL ATA (SATA)

SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é a interface utilizada para conectar discos rígidos e discos ópticos à motherboard. Inicialmente a velocidade começou nos 150 Mb/s, e aumentou para 300 Mb/s e subsequentemente 600 Mb/s (ATA 600). A tecnologia SATA (que substitui a interface ATA) utiliza cabos finos que melhoram a circulação de ar e eliminam a necessidade de uma configuração master/slave. A SATA promete uma velocidade de interface mais elevada para o futuro.

M.2

A M.2 ainda é uma tecnologia recente e é uma especificação para placas de expansão montadas internamente. Substitui o padrão mSATA e é mais adequada para armazenamento solid-state e particularmente utilizada em dispositivos pequenos, tais como ultrabooks e tablets.

NVMe

A NVM Express (Non-Volatile Memory Express - Armazenamento Não-Volátil Expresso) é uma especificação de interface de dispositivo lógico para aceder a media de armazenamento não-volátil conectada através de um PCI Express (PCIe) bus. Esta tecnologia traz vários melhoramentos de desempenho em SSDs.

TECNOLOGIA E HYPER THREADING

A tecnologia de hyper threading (hiperprocessamento) traz um aumento de desempenho aos utilizadores de computadores de duas formas: utilizando software multithread ou utilizando software num ambiente multitarefa. Aplicações de software que foram escritas para utilizares múltiplos pedaços de código chamados "threads" vêm os processadores com Tecnologia HT como dois processadores. A Tecnologia HT permite ao processador trabalhar em duas threads separadas ao mesmo tempo em vez de em uma de cada vez. Além do mais, aplicações podem beneficiar dum ambiente multitarefa - operar dois ou mais programas de software diferentes ao mesmo tempo quando executados num sistema operativo como o Windows. As duas formas adicionam desempenho extra em menos tempo de espera para o utilizador.

PS/2:

Algumas motherboards ainda têm portas PS/2 e são geralmente para pessoas que ainda pretendem utilizar os seus periféricos anteriores que ainda não suportam USB. As portas PS/2 costumavam ser a conexão principal para o seu teclado e rato nos anos 90, popularizadas pela IBM. Agora são, por norma, substituídas por portas USB.