RAID: Uma comparação

RAID é ligar dois discos rígidos juntos, seja para um melhor desempenhado (RAID 0) ou para maior segurança (RAID 1).

RAID 0: STRIPE

RAID de nível 0 refere-se ao striping de dados entre múltiplos discos sem redundância de informação. O striping pode ser utilizado para melhorar o desempenho num ambiente intensivo de taxa de solicitação ou intensivo de taxa de transferência. Infelizmente. O striping reduz o nível de disponibilidade de dados visto que a falha de um disco irá deixar todo o conjunto inacessível.

Vantagens

1. Maior desempenho.
2. Sem penalidades de custo - todo o armazenamento é utilizável.

Desvantagens

Disponibilidade de dados significativamente reduzida - todos os dados perdidos se um dos discos rígidos falhar.

RAID 1: MIRROR

RAID de nível 1 refere-se à manutenção de conjuntos duplicados de todos os dados em discos separados. Dos níveis de RAID, o nível 1 proporciona a disponibilidade de dados mais elevada visto que duas cópias completas de toda a informação são mantidas. Se um dos seus discos rígidos falhar, terá acesso a uma cópia exata de todos os seus dados no seu outro disco rígido, o que significa que pode continuar a trabalhar normalmente sem ter de restaurar os ficheiros perdidos. Pode encarar isto como ter um backup automático e permanente de todos os seus dados. Mesmo que um dos discos rígidos falhe, pode utilizar o outro disco rígido para criar um novo RAID e por isso, em teoria (a não ser que tenha um pico elétrico, ou ambos os discos rígidos falhem simultaneamente) nunca será apanhado/a desprevenido/a quando ligar o seu computador um dia e perceber que um dos discos falhou, porque terá sempre um backup.

Vantagens

1. Disponibilidade de dados excelente.
2. Melhor desempenho de leitura que um só disco.

Desvantagens

1. Caro - requer dois discos rígidos (se adquirir 2 x 500 GB, apenas terá acesso a um total de 500 GB de armazenamento e não 1000 GB).

Resumo

Para alguns clientes tais como utilizadores empresariais, o RAID 1 pode ser uma forma bastante económica para realizar backup dos seus dados e proteção contra falha em um único disco rígido. Para os entusiastas, o RAID 0 irá aumentar as velocidades de leitura/escrita de dados no seu computador para lhe dar um pouco de desempenho extra.

No entanto, para o típico computador de casa, a maioria dos clientes prefere não adquirir uma configuração RAID porque não querem limitar a capacidade de dados ao adquirir dois discos rígidos, nem querem o risco acrescido da perda de dados caso um dos discos falhe.

Nota Importante

Quando escolher uma configuração RAID 1 com a segurança dos seus dados em mente, recomendamos sempre que continue a realizar backups separados, e para não contar apenas com a configuração RAID como o seu único backup de dados.

RAID 10 (VOLUME EM ESPELHO

RAID 5 PARIDADE